Prato Semana Santa: Bacalhau à mineira

 

Eu adoro bacalhau. Decidi experimentar algo diferente, e por coincidência tinha visto essa receita, da grande vencedora de um recente concurso do programa Terra de Minas (Rede Globo), a Rita de Cássia. Parabéns para ela pela receita. A original você encontra aqui, sem tirar nem por. Eu fiz uma quantidade bem menor. Pessoalmente achei o prato com ingredientes demais, o que dá um resultado final bem caseiro. Algo bem família mineira mesmo, e que nem combina muito com vinho.

300g de bacalhau desalgado, limpo e desfiado
1/4 queijo minas
Castanha-do-Pará picada a gosto
2 colheres sopa uva passa escura
2 colheres sopa uva passa clara
?50 g de azeitona preta
50 g de azeitonas verdes
Alho laminado a gosto
200 g de massa de tomate ?(usei molho de tomates frescos)
1/2 pimentão verde
1/2 pimentão amarelo
1/2 pimentão vermelho
?1 cebola
Batata palha a gosto
Azeite a gosto

rende 4 porções

Coloque o bacalhau de molho por 24 horas, trocando a água 4 vezes, para dessalgá-lo. Coloque-o para ferver, depois deixe esfriar um pouco, desfie e reserve.

Corte pimentões e a cebola em tiras finas, pique azeitonas e o alho. Numa frigideira grande, doure metade da cebola e o alho no azeite; acrescente o bacalhau desfiado e frite por 5 minutos. A seguir, acrescente metade dos pimentões e a massa de tomate, e em seguida as azeitonas. Enquanto isso, rale o queijo minas. Deixe a mistura no fogo até que os ingredientes fiquem bem amigos uns dos outros.

A seguir, monte a sua travessa da gula. Passe bastante azeite no fundo, depois vá intercalando camadas de queijo ralado, bacalhau, cebola com pimentões e passas, e batata palha, até finalizar, com uma camada de queijo por cima. Leve ao forno por 20 minutos. Ao retirar, salpique a castanha picada e sirva. E agradeça: Rita, você está de parabéns.

Recomendado Para Você

Sobre o Autor: Fabrício Guimarães

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *